Agentes do Ronda no Bairro acolhem homem em vulnerabilidade social durante operação na Orla

Um homem em situação de vulnerabilidade social foi socorrido por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, durante trabalho de abordagem social durante uma operação integrada realizada com policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na região da orla de Pajuçara, em Maceió, nessa terça-feira (19).

A ação, batizada de Operação Saturação, teve início ainda pela manhã e se estendeu até o fim da tarde, abordando pessoas em atividades suspeitas com o objetivo de prevenir a violência na área, combater o tráfico de drogas e ir ao encontro de indivíduos que estejam vivendo nas ruas, a fim de oferecer a eles tratamento e outros cuidados, com o respectivo encaminhamento aos órgãos responsáveis.

Durante as abordagens, o homem – que é usuário de drogas, tuberculoso, soropositivo e faz uso de medicamento controlado – manifestou interesse em receber ajuda e foi levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra, para o atendimento de emergência, após articulação da equipe social do Ronda no Bairro.

Assim que receber alta, ele deverá ser encaminhado a uma unidade de acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para a continuidade do tratamento e ficará por lá por tempo indeterminado. Os agentes realizaram outras abordagens, mas, em respeito à liberdade de decisão dos abordados, não foram feitos os encaminhamentos, tendo em vista que eles não demonstraram interesse em dar seguimento ao tratamento necessário.

Ao todo, participaram da operação duas guarnições do Ronda no Bairro e duas do 1º BPM em viaturas e motos. Durante a preleção feita aos agentes, o subcomandante do programa, capitão Andrade, reforçou que é função do Ronda no Bairro estar presente e que a ação tem como intuito unir os vieses operacional e social do programa. A fiscalização deve se estender pelos próximos dias na mesma região.

Ascom – 20/03/2019