Academia Maceió: garrafas PET são entregues à Coprel

Equipe recolhe garrafas PET na Academia Maceió. Foto: Ascom Semel

Estabelecida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) como renovação mensal do uso dos aparelhos de musculação e ginástica da Academia Maceió, na orla de Jatiúca, a entrega das cinco garrafas PET tem sido seguida pelos inscritos e funciona como doação ambiental: recolhidas, as garrafas são entregues à Cooperativa dos Catadores e Reciclagem de Lixo (Coprel) para o reaproveitamento desse material.

Desde a inauguração, em setembro, a Academia Maceió conta com um ponto de coleta das garrafas, e desde então, três vezes por semana – nas segundas, quartas e sextas-feiras – coletores as transportam para a sede da Coprel, no Benedito Bentes, para reciclagem. O ponto de coleta serve não apenas para os alunos da academia, mas também para toda a população interessada em fazer a doação e contribuir evitando o descarte irregular desse resíduo, que por vezes é ignorado no momento da coleta seletiva.

Ponto de coleta na Academia Maceió pode ser utilizado por toda população. Foto: Ascom Semel

“A escolha da entrega mensal de cinco garrafas PET foi uma determinação do prefeito Rui Palmeira e nós prontamente atendemos, pois assim, além de poder utilizar Academia, o maceioense contribui mantendo nossa Maceió limpa, evitando o descarte inapropriado dessas garrafas”, adiantou o titular da Semel, Antônio Moura.

Segundo José Amorim, que envia o material para reciclagem há mais 11 anos, esse tipo de iniciativa apenas traz beneficio para a sociedade. “São ações como esses que melhoram a vida das pessoas. É muito importante o recolhimento de matérias recicláveis para preservação do meio ambiente e para vida de todo mundo”, disse ele enquanto carregava algumas sacolas com garrafas para o transporte até a Coprel.

Academia Maceió

Para participar das atividades da Academia Maceió, além da entrega das garrafas PET, o interessado deverá levar documento com foto e CPF, preencher uma avaliação de saúde, tomar conhecimento das regras e declarar estar apto para ingressar na academia. Também podem ser inscrever menores de idade a partir dos 15 anos desde que apresentem autorização legal e estejam acompanhados, no ato da inscrição, do responsável. O início é imediato. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é de 6h às 10h e de 16h às 20h – já aos sábados, o funcionamento é apenas no período da manhã.

Ascom Semel