Prefeito entrega Praça Elias Pontes, em Guaxuma

Praça Elias foi inaugurada nesta quinta-feira. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Na noite dessa quinta-feira (03), o prefeito Rui Palmeira entregou aos moradores de Guaxuma, a Praça Elias Pontes. A obra é fruto do projeto Adote uma Área Pública, da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), que conseguiu um investimento de mais de R$ 170 mil, provenientes da V2 Construções, que projetou e está construiu o espaço de convivência.

Inauguração da Praça Elias Pontes em Guaxuma. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O espaço conta com rampas de acessibilidade, meio-fio, equipamentos da quadra de esportes, alambrados, playground, equipamentos para coleta seletiva, paisagismo, bancos e passeio. O paisagismo ficou por conta da Coordenação de Parques e Jardins da Sempma, que fez o plantio de mudas de grama-esmeralda, palmeiras-leque, equisorias e Ipês rosas. Já a iluminação, foi instalada pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

Rui Palmeira ressaltou a importância da ação, fruto do trabalho da Prefeitura de Maceió com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e em parceria do vereador Chico Filho. “Uma ação importantíssima dentro da programação dos 200 anos de Maceió. A V2 Construções construiu essa praça, equipou o espaço e hoje, o que antes era um terreno baldio se tornou um centro de esporte e lazer, com área para crianças, equipado com brinquedos em madeira de eucalipto, de muita qualidade, além da quadra de esportes, muito bem iluminada. A Praça Elias Pontes não deixa a desejar a nenhuma praça da área nobre da cidade”, disse o prefeito.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, também destacou a parceria de sucesso com a iniciativa privada. “A praça ficou muito bonita e, com certeza, a comunidade vai aproveitar muito o espaço, perfeito para quem quer praticar esportes, levar as crianças ou ter boas conversas”, afirmou.

Inauguração da Praça Elias Pontes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

David Maia, secretário de Proteção ao Meio Ambiente do Município, explica que as parcerias público-privada são aplicadas em diversas cidades brasileiras e que aqui em Maceió, os empresários entenderam esse tipo de investimento. “Aqui em Maceió os empresários e investidores entenderam a necessidade de auxiliar o poder público em boas práticas, onde quem sai ganhado sempre é a população. A construtora V2 é um grande exemplo destas parcerias e isto só foi possível graças à transparência em que a gestão municipal administra a cidade”, ressaltou.

Praça Elias Pontes foi entregue à comunidade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Toda a parte de infraestrutura da praça e do entorto foram realizados pela construtora. De acordo com o empresário Ronald Vasco, cursos de capacitação são ofertados aos moradores da região tanto para artesãos como na área de construção civil. De acordo com ele o trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura dá muitos frutos.

“O fruto dessa parceria é essa praça, que transformou o que antes era um poeirão num espaço de lazer para a comunidade, com campo de futebol, área de verde, play ground, horta comunitária, então é uma inovação que trazemos para o litoral norte e que vai beneficiar quase duas mil pessoas. Nosso trabalho vai além da praça, pois estamos trazendo emprego para a região. Atualmente, na obra que temos aqui em baixo, 50% dos funcionários moram nesta comunidade”, destacou Vasco.

Inauguração da Praça Elias Pontes em Guaxuma. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para o presidente da Associação dos Moradores de Guaxuma, Moab de Araújo, o momento é de comemoração. “Tenho que agradecer a parceria da Prefeitura com a V2 Construções, que nos deu muito apoio, pois nossa comunidade só tem a ganhar. Guaxuma tem uma praça e uma quadra onde a criança pode brincar”, disse.

Inauguração de praça em Guaxuma. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maria Lucia, mora há mais de 20 anos no bairro e estava feliz em ver a mudança no lugar onde antes só havia entulhos.  “Para mim é uma satisfação muito grande ver essa praça construída. Durante 22 anos, esse espaço era só barro, lama, e hoje se tornou uma praça maravilhosa. Eu como vice-presidente da Associação dos Moradores, fico orgulhosa”, comemorou.

Flávia Farias/ Secom Maceió