Emoção marca a posse de Rubens Canuto como desembargador federal do TRF5

posserubnes

Em solenidade bastante prestigiada por magistrados, autoridades militares e políticas, amigos e familiares, tomou posse, sexta-feira, no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, o mais novo membro da Corte, o desembargador federal Rubens de Mendonça Canuto Neto. Compuseram a mesa, além do presidente do Tribunal, desembargador federal Rogério Fialho; o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão; o ministro Humberto Martins (STJ); o governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Freitas; e o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Antônio Edílio Magalhães Teixeira.

Ao desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima coube saudar o empossado em nome da Corte. Entre os talentos destacados, afirmou: “Rubens Canuto é um homem sério, honrado, trabalhador. Asseguro que ganhamos um juiz de escol, virtuoso, à altura de nossas necessidades, probo, operante e nascido para julgar, e, em especial julgar em colegiado”, destacou.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, o conselheiro federal Felipe Sarmento Cordeiro ressaltou a competência de Canuto para a nova missão: “O empossado está mais do que à altura dessas responsabilidades com o País, com o Direito e com a Cidadania e seu ingresso fortalece ainda mais o TRF da 5ª Região, um Tribunal de tamanha relevância nacional, especialmente para os sofridos estados que o compõem”.

O procurador Antônio Edílio endossou a capacidade de Canuto: “Estamos festejando e homenageando, testemunhando alegremente a ascensão de um dos mais talentosos magistrados de toda a 5ª Região. Grandeza humana é dimensão que lhe sobra. É o tipo de bom juiz imaginado por Sócrates, capaz de escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente”.

Agradecimentos – Bastante emocionado e com a voz embargada, principalmente quando falou de seu avô materno, Petrônio Viana, Rubens Canuto disse que foi a paixão do avô pelos estudos que despertou o seu interesse pelos livros. Segundo ele, a retidão de caráter e intransigência com a honestidade do avô que moldaram sua personalidade.

Canuto destacou em seu discurso o desempenho do TRF5 e seu compromisso como mais novo membro da Corte: “este Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em todas as avaliações de desempenho a que tem sido submetido, é considerado, ano após ano, um dos melhores tribunais do país. O cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça somente é possível devido à admirável dedicação de nossos magistrados e servidores, de ontem e hoje. E é em respeito aos que elevaram este Tribunal a tal patamar de destaque nacional que quem aqui aporta tem o dever moral de contribuir para a manutenção desse status”.

Ascom/TRF5