Vídeo Mapping inicia calendário de apresentações em Jaraguá

Video Mapping em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Video Mapping em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Depois de encantar o público que acompanhou a celebração dos 200 anos de Maceió, no último sábado (05), o Vídeo Mapping voltou a atrair as atenções para a fachada da Associação Comercial, em Jaraguá, na noite dessa sexta-feira (11). As projeções, com imagens da capital alagoana, ganharam uma extensa programação e poderão ser vistas até o dia 3 de janeiro.

O espetáculo, que atraiu a atenção de maceioenses e turistas, vinha sendo pensado desde o início do ano. “Não poderíamos deixar de trazer uma novidade como essa para celebrar os 200 anos da nossa cidade. Pensamos em algo diferente, o que também pode ser visto na iluminação natalina espalhada por toda a cidade”, afirmou o superintendente de Iluminação Púbica, Ib Brêda.

Video Mapping em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Video Mapping em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com duração de pouco mais de 10 minutos, o vídeo mapping conta a história da cidade com imagens e músicas que encantaram quem passava de carro ou mesmo a pé. Para o gestor de suprimentos, Pablo dos Santos, a apresentação foi perfeita. “Maceió realmente precisava de algo que fizesse a diferença e isso, tenho certeza, engrandece, cada vez mais, nossa cidade. Maceió é tudo aquilo o que foi destacado no vídeo”, disse.

Video Mapping no Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Video Mapping no Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O cantor Dinho Dantas, que acompanhava o trabalho de sonorização das projeções, não perdeu nenhum detalhe. Ao lado da namorada, aproveitou toda a apresentação em cadeiras de praia do outro lado da rua. “Essa é a segunda vez que vejo as projeções e realmente está lindo. Maceió está de parabéns por mais esse incentivo à cultura no estado”, concluiu.

A Prefeitura divulgou o calendário com os horários das próximas exibições do Video Mapping: Às sextas-feiras (18/12, 25/12 e 01/01), sempre às 20h45 e 21h15; aos sábados (12/12, 19/12, 26/12 e 02/01), às 19h30 e 20h; e aos domingos (13/12, 20/12, 27/12 e 03/01), às 19h30 e 20h.

Projeções que encantam

Através da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente. A partir dessas informações o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. Pode-se dizer que há uma reconstrução do espaço real existente através da adição de espaço virtual. Com esta técnica os artistas podem criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. Normalmente são criadas narrativas audiovisuais através da combinação ou desencadeamento de vídeo com áudio.

Flávia Farias/ Secom Maceió