Novo estudo revela que seu cão pode reconhecer suas emoções

racas

Seu cão pode realmente perceber a diferença entre quando você está feliz ou triste? A resposta é sim, de acordo com um novo estudo que analisou 17 cães, onde foram apresentadas imagens e sons projetados para evocar um estado emocional particular – variou de positivo (feliz e brincalhão) para negativo (irritado ou agressivo). Em cada caso, um cão foi apresentado a uma expressão facial humana com um áudio. Durante o teste, os pesquisadores descobriram que a atenção dos cães foi “prendida” por mais tempo quando a expressão visual foi combinando com o áudio

Isso talvez possa não soar como algo convincente, mas a equipe da Universidade de Lincoln, no Reino Unido e da Universidade de São Paulo, no Brasil diz que isso mostra que os cães estão combinando informações de diferentes sentidos para julgar as emoções.

“Estudos anteriores indicaram que os cães podem diferenciar entre emoções humanas a partir de pistas, tais como expressões faciais, mas isso não é o mesmo que o reconhecimento emocional”, disse Kun Guo, da Universidade de Lincoln. “Nosso estudo mostra que os cães têm a capacidade de integrar duas fontes diferentes de informação sensorial para uma percepção coerente de emoções. Para chegar a isso requer um sistema de categorização interna dos estados emocionais “, conclui ele.

dogs
.”É importante ressaltar que os cães em nossas pesquisas não receberam nenhum treinamento prévio ou período de familiarização com os sujeitos nas imagens ou áudio”, diz Daniel Mills, um dos pesquisadores.

Climatologia Geográfica