Trio danado de bom

fusion3
Pirão do cozido do restaurante Fusion Grill, no Santo Eduardo

Existe coisa melhor do que pirão? Bem feito, então… Virgem Maria, é uma benção ao paladar. O caldo deve ser bem temperado e com sabor de carnes, aves ou peixe. Depois, é só adicionar a farinha da mandioca e ter cuidado para não embolar. Quando chega à mesa, quentinho, eu até dispenso o arroz, mas gosto de colocar os legumes cozidos na carne, charque e linguiça, junto com o pirão.

 Tive o prazer de saborear o cozido em uma segunda-feira, no restaurante Fusion Grill, do chef Fernando Costa, que começou em 2013 com carnes grelhadas, destaque para as costelinhas de porco. Mas desde o ano passado que ele inovou trazendo a gastronomia brasileira à prioridade do cardápio. Além do cozido na segunda, galinha com pirão na quarta-feira e feijoada na sexta-feira, em porções individuais e muito bem servidas.
fusion1
De outro ângulo: as carnes são macias e uma porção bem generosa

No cozido do Fusion, chef Fernando segue a tradição, com a diferença que bate no liquidificador a cebola, pimentão, tomate, alho e coentro, depois que refoga nesses ingredientes o chambaril e o acém. O resultado é o pirão perfeito e as carnes macias. Quem não come muito, pode pedir uma porção para dois.

fusion4
Pirão de galinha de capoeira

Quarta-feira é dia de galinha capoeira com pirão. A carne da ave é mais tenra e o tempero é melhor absorvido. Ela é temperada de forma tradicional com tomate, cebola, pimentão e, depois de cozido, o caldo vira o saboroso pirão.

fusion8
Tradicional feijoada com caldo do feijão bem encorpado. nota 10

A tradicional feijoada é nas sextas-feiras. A iguaria vem com linguiça de porco, charque (dianteiro), acém, orelha e pé de porco (todas bem macias) no feijão preto com caldo bem grosso. Para acompanhar, arroz, farofa, couve e laranja. Não tem torresmo. Adorei, porque aprecio o caldo do feijão bem encorpado. A porção é ideal para uma pessoa, se for em três, duas dá bem.

blog-galeteria-10
O abacaxi vem com mel de engenho e canela. Perfeito
Todo dia – Para a sobremesa, rodela de abacaxi (bem generosa) com mel de engenho e canela, é o meu doce predileto.

Rota Fusion Grill

Cozido, galinha de capoeira e feijoada – R$ 23,90 (Prato individual)

Funcionamento: de segunda a quinta, das 11h às 15h. De sexta a domingo, das 11h às 16h.  Aceita cartões

Avenida Capitão Marinho Falcão, 1112, Santo Eduardo (a principal do bairro; a mesma da Victor Artes). Telefones: 3024-3005/8845-0344

Nide Lins/TNH1