Programa da SMS realiza ação itinerante para teste de HIV

Ministério-da-Saúde-e-FMT-treinam-ONGs-para-realização-do-teste-de-fluido-oral-para-o-diagnóstico-de-HIV-2-300x202

A Coordenação do Programa de Combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o SESC Alagoas e pela Organização Não Governamental (ONG) Associação de Travestis e Transexuais de Alagoas (Asttal) realizou na manhã desta quarta-feira (03), testes rápidos com fluído oral para HIV e AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi montando no Centro Espírita Nosso Lar, localizado na orla lagunar, no Dique Estrada.

Profissionais do Bloco I do PAM Salgadinho participaram da atividade levando material para a realização do teste rápido para a AIDS. Ao todo foram realizados 60 testes. Segundo a assistente social Tereza Carvalho, o trabalho faz parte das ações realizadas pela Coordenação do Programa DST/AIDS da SMS durante o período pré-carnavalesco. Além dos testes, são organizadas palestras e distribuídos preservativos masculinos e femininos.

Na sexta-feira (05), a coordenação do programa terá uma reunião no Palácio do Governo, a partir das 8h30, com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante (Rosinha), para discutirem novas ações em conjunto, incluindo extensivas ao Dia da Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

Fluído Oral 

O kit para o teste do fluido oral inclui uma haste coletora de fluido oral descartável, frasco com solução e suporte plástico.

Com a haste coletora, a pessoa deve extrair o fluido da gengiva e da mucosa da bochecha, colocá-la na solução e esperar 30 minutos. A reação ocorrerá no suporte de plástico, onde será revelado o resultado. Se aparecer uma única linha vermelha, significa que o fluido não é reagente. Se apareceram duas linhas vermelhas, quer dizer que na amostra há anticorpos anti-HIV e o teste é positivo.

A pessoa deve evitar ingerir alimentos e bebidas, fumar ou inalar qualquer substância, escovar os dentes, usar antisséptico bucal ou realizar qualquer atividade oral que deixe resíduos 30 minutos antes de realizar o teste. Também é preciso remover o batom.

Gésia Malheiros/Ascom SMS