Prefeitura investe em melhorias no transporte público de bairros da periferia

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Levar transporte público de qualidade a regiões de difícil acesso tem sido destaque na atual gestão

Desde janeiro de 2013, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vem trabalhando na implantação de mudanças e adaptações nos serviços prestados à população pelos ônibus urbanos. A assinatura dos contratos da licitação do transporte público em janeiro deste ano foi um grande passo nesse sentido, mas outras ações pontuais têm sido executadas pela atual gestão.

Exemplo dessas alterações positivas foi a efetuada na linha 036 (Dubeaux Leão/Centro), que desde o início deste mês passou a ter ponto de retorno no terminal urbano de ônibus da Levada, e não mais na Rua do Comércio. “Aliada à integração temporal, essa mudança proporcionou aos usuários a ampliação de destino final não só para o Mercado da Produção, mas também para o Mirante, José da Silva Peixoto, Sítio São Jorge, Trapiche da Barra e Vergel do Lago”, explica a coordenadora de Programação de Linhas da SMTT, Paula Isanelle.

Outra mudança implantada recentemente envolveu a linha 041 (Feitosa/Centro), que passou a iniciar suas viagens no terminal de Cruz das Almas e deu aos usuários da comunidade de Piabas, no Jacintinho, uma forma de chegar à região marítima. “Antes era necessário pegar mais de um ônibus ou andar muito até um local que passasse um coletivo para essa região. A mudança foi muito positiva”, avalia a moradora de Piabas, Maria Cecília.

Já a população da Aldeia do Índio, no Jacintinho, foi beneficiada com alterações na programação da linha 500 (Ponta da Barra/Rodoviária), que passou a atender a comunidade após a reformulação de programação feita pela SMTT. “Existe ainda a integração temporal dessa linha com todas as linhas do terminal do Trapiche da Barra, que não se dá somente no terminal, mas em qualquer ponto onde a linha 500 e alguma do Trapiche se cruzem”, lembra a coordenadora.

“Além de beneficiar os cidadãos em seu cotidiano, as modificações já executadas têm otimizado o funcionamento Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió . A SMTT sempre leva em conta o ponto de vista do usuário, seja por meio de reuniões com seus representantes ou analisando as demandas que chegam pelo 118 que é Serviço de Atendimento ao Cidadão”, garante Isanelle.

Leonardo Araújo – Ascom SMTT