Inverno 2016 começa com lua cheia

Noite de 20 de junho é uma das mais longas do ano

b05816087d122d916fe6690999fc9c43

O inverno de 2016 começa oficialmente no Hemisfério Sul (HS) nesta segunda-feira, 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília. O Hemisfério Norte (HN) vai iniciar o verão. O início do inverno (verão) é chamado de solstício. No HS é o solstício de inverno e no HN, o solstício de verão. Mas a atmosfera não obedece o calendário astronômico e assim, o frio (calor) mais intenso não acontece necessariamente no inverno (verão).

Alguns dias antes e alguns dias depois do solstício temos as noites mais longas do ano e os dias mais curtos para o HS, e os dias mais longos e as noites mais curtas no HN. Mas esta diferença entre o tamanho da noite e o tamanho do dia só é percebida no centro-sul do Brasil. Para a maioria das áreas do Norte e do Nordeste, por causa da latitude (distância em relação à Linha do Equador terrestr e) não há muita diferença entre o número de horas de sol e de noite ao longo do ano.

O quadro mostra a insolação (números de horas de sol) e diversas cidades em diferentes latitudes, no solstício de inverno e no solstício de verão. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o dia do solstício de inverno tem cerca de 4 horas menos sol do que o dia do solstício de verão, sem considerar o horário de verão que o Brasil adota todos os anos.

O menor número de horas de sol nas últimas semanas do outono e no começo do inverno é um dos motivos para a manutenção do frio no centro-sul do Brasil.

O inverno de 2016 começa com uma bela lua cheia para iluminar a longa noite do solstício. O disco lunar ficou 100% iluminado às 8h02 de 20 de junho de 2016.

Site: notícias.terra