Escolas do interior de Alagoas iniciam etapa interregional do Jeal 2016

Disputas acontecem até a próxima terça-feira, dia 5 de julho

9d847e2e0fd653c091f39b6ae1d8cd08_L

Escolas públicas e privadas do interior de Alagoas iniciaram, nesta quarta-feira (30), a fase interregional dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Em todo o Estado, 1.822 atletas competirão nas modalidades futebol de salão, handebol, basquete e voleibol para garantir sua vaga para a etapa estadual, que será realizada em Maceió , de 29 de julho a 3 de agosto.

A Escola Estadual Joaquim Diegues, em Viçosa, sedia até esta sexta-feira (dia 1º) a disputa de 350 atletas oriundos de unidades de ensino da 4ª, 7ª, 10ª e 12ª Gerências Regionais de Educação (Geres), que correspondem, respectivamente às instituições do Vale do Paraíba, Vale do Mundaú, Região Norte e Metropolitana.

“Ao todo, temos mais de 30 equipes competindo nas modalidades handebol e futebol de salão masculinos e femininos”, calcula o coordenador do Jeal pela 4ª Gere, Natalício Ferro.

Presente às disputas, a gerente da 4ª Gere, Rosileide Queiroz, destaca a importância do esporte na formação do jovem. “Por meio dos Jogos, o jovem assimila valores como respeito, cooperação, integração e espírito de equipe. E isso também tem um efeito positivo em sua aprendizagem”, avalia.

Disputas – As equipes presentes ao evento estavam focadas na competição. Disputando uma vaga no futsal feminino juvenil, as escolas estaduais Izidro Teixeira, de Chã Preta, e Margarida Pugliesi, de São Luiz do Quitunde, têm em comum o fato de treinarem juntas há muito tempo.

“Trabalho com as meninas desde a época que ainda estudavam no ensino fundamental do município”, conta Davis Eladio, professor da Izidro Teixeira. Já Elton Bruno treina tanto a equipe juvenil do Margarida Pugliesi como a infantil do Demócrito Sarmento, da rede municipal de São Luiz do Quitunde. “As meninas das duas equipes treinam juntas e esperamos bons resultados”, estima Elton.

Já no juvenil masculino, as escolas estaduais Edite Machado, de Capela, e Maria Antônia, de Matriz de Camaragibe, também se enfrentaram. “No ano passado fomos campeões da regional com o futsal feminino e, este ano, competimos com o masculino. A disputa será acirrada e a equipe que se classificar representará muito bem a nossa região”, diz Nilson Ferreira, técnico da Edite Machado.

Jacira Ricardo, diretora da Escola Izidro Teixeira, foi torcer pelas suas equipes. “Acreditamos que o esporte traz valores muito positivos e por isso fazemos questão de incentivá-los a participar de eventos como o Jeal”, conta a gestora.

Ao final do dia, Maria Antônia e Edite Machado empataram em 1×1, mas a equipe de Capela venceu nos pênaltis por 5×4. Já a equipe da Escola Margarida Pugliesi fez 3×1 na Izidro Teixeira. A disputa do handebol acontece nesta sexta-feira (1º).

Calendário – Nos dias 4 e 5 de julho, as escolas da 2ª, 5ª e 9ª Geres se reúnem em Arapiraca para a disputa de sua interregional. Nesta mesma data, Palmeira dos Índios sedia a interregional da 3ª, 6ª, 8ª e 11ª Geres.

Na etapa interregional, passam adiante as escolas que conquistarem o primeiro lugar das categorias masculino e feminino infantis e juvenis das quatro modalidades esportivas em disputa. Os classificados seguem para a etapa estadual, onde buscam a vaga para representar Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude.

As seletivas serão promovidas apenas para os esportes coletivos. Para as modalidades individuais, a exemplo do judô, atletismo e ginástica rítmica, a disputa acontece diretamente na etapa estadual do Jeal, que ocorre de 29 de julho a 3 de agosto, em Maceió. Nesta mesma época, também serão realizados os Jogos Paralímpicos.

“As inscrições para a etapa estadual do Jeal ocorrem de 6 a 12 de julho, no Ginásio do CDR, no Cepa, e o dia 13 será reservado para a resolução de pendências”, informa Henrique Vilela, coordenador-geral do Jeal.

Ana Paula Lins – Agência Alagoas.