Rui Palmeira entrega segundo trecho da Via Litorânea

Entrega-de-obras-da-2ª-etapa-da-Via-Litorânea-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-015-1024x682

O prefeito Rui Palmeira entregou o segundo trecho da Avenida Pontes de Miranda, também conhecida como Via Litorânea, na noite dessa quinta-feira (30). A via faz ligação entre Cruz das Almas e Jacarecica e vai ajudar na mobilidade urbana da região, além de potencializar o turismo na cidade.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, a gestão tem se empenhado em levar melhorias para todas as partes da cidade e a Região Norte não poderia ficar de fora. “São muitas ações da Prefeitura no Litoral Norte. Inauguramos a primeira etapa no ano passado e, a partir de hoje, Maceió passa a contar com um novo atrativo para maceioenses e turistas, totalmente iluminado com lâmpadas de led e com uma estrutura que ficará ainda melhor. Em breve a urbanização será finalizada e construiremos uma quadra de esportes, quiosques e barracas. Sem contar no ganho para a mobilidade urbana na região”, destacou.

Para o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, a obra representa desenvolvimento para Jacarecica. “O bairro é querido por todos de Maceió, tem uma praia belíssima entre Cruz das Almas e Guaxuma. Agora o lugar ganhou vida com a nova via pavimentada e com iluminação em LED. Tenho certeza que os maceioenses vão usufruir muito dessa praia que é uma das mais bonitas de nossa cidade”, disse o gestor.

Com 2,2 km de extensão, a avenida foi contemplada com calçadão, ciclovia, drenagem e pavimentação da via e iluminação em LED. Nesta obra, foram investidos R$ 28 milhões, em recursos do Ministério do Turismo, com a contrapartida da Prefeitura de Maceió. Tudo isto é resultado de um investimento importante por meio de um convênio com o Ministério do Turismo.

Ceiça Tavares é dona de um salão de beleza em Jacarecica. Para ela, as obras chegaram em boa hora. “Achei um sucesso. Cheguei aqui em 1987 e hoje até parece outro bairro. Estamos vendo uma orla linda”, disse.

Para a comerciante Rosa de Lima, a iluminação, junto com a pavimentação, deram uma nova vida ao bairro e aos negócios. “As obras da prefeitura facilitaram o nosso trabalho, pois facilitou o acesso dos turistas e de quem mora na cidade. Com a iluminação, trabalhamos com mais tranquilidade, pois antigamente aparecia muita gente que dava medo. Além de tudo isso, as ações mostram a beleza de Jacarecica, que é um dos lugares mais bonitos da cidade”, disse.

“Para o turismo é um grande ganho, pois desde que assumiu a prefeitura, Rui Palmeira nos cobra a conclusão desta via. Tivemos problemas de toda natureza, pois nós herdamos o convênio sem recursos, projeto e sem desapropriações terem sido feitas. Por isso, nos últimos três anos trabalhamos muito para reformular esse projeto para que ele fosse aprovado”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Roberto Fernandes.

Para o secretário de Turismo, Jair Galvão, o setor tem muito que comemorar. “A importância que essa obra tem para Maceió é muito grande. A tendência de crescimento é para o Litoral Norte e o turismo na cidade, com a Via Litorânea, se consolida como um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, afirmou o gestor.

O nome da nova avenida é uma homenagem ao jurista, filósofo, matemático e escritor brasileiro Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, autor de livros nos campos da matemática e das ciências sociais, como sociologia, psicologia, política, poesia, filosofia e direito.

Flávia Farias – Agência Maceió.