Um estudo geomorfológico, ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre, foi iniciado nesta terça-feira (26) no Litoral Norte. A iniciativa tem como objetivo identificar riscos e encontrar a melhor forma de evitar danos por conta da expansão imobiliária e de comércio na região.
Para a confecção do mapeamento, os estudiosos estão contando com o apoio de técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), onde o estudo será disponibilizado ao final da pesquisa. “Iremos utilizar o recorte a partir do Shopping Parque Maceió até Ipioca, áreas que têm apresentado expansão significativa, a exemplo dos muitos empreendimentos que implicam no processo erosivo”, detalhou Carlos Bispo.
De acordo com o mestrando, o estudo terá continuidade durante dois anos. “Serão monitoramentos constantes para conseguirmos dados fiéis. Vamos utilizar fotos de satélites para entender a expansão pelo menos dos últimos 30 anos e quantificar os riscos”, complementou Bispo.
Quando finalizada, a pesquisa vai contribuir para os trabalhos dos técnicos da Defesa Civil Municipal na região.
Agência Maceió
26/07/16