Mês do Júri: acusado de cometer chacina vai a júri nesta terça-feira

Continuando o Mês do Júri em Alagoas, 13 julgamentos populares de processos envolvendo crimes contra a vida foram pautados pelo Poder Judiciário para esta terça-feira (13). Na capital estão previstos três júris, um deles é o do réu Francisco Aureliano dos Santos, acusado de matar quatro pessoas da família de um traficante em Atalaia. A sessão começa às 13h e será conduzida pelo juiz da 8ª Vara Criminal da Capital, John Silas da Silva.

De acordo com a denúncia, o crime ocorreu em dezembro de 2013, e teve grande repercussão no município por envolver duas pessoas que disputavam o tráfico de drogas da região. Duas horas antes da chacina, a casa de Francisco dos Santos foi atingida por disparos de arma de fogo por pessoas não identificadas, o que teria motivado o acusado a revidar contra o rival. As vítimas Rosinete Gonzaga dos Santos, Josivaldo Vieira da Silva, Gilvânia Barbosa Ferreira e Silvânia Barbosa Ferreira foram assassinadas em casa.

Também em Maceió, o réu Reginaldo Vicente da Silva, acusado de matar Luciano Henrique Ferreira de Oliveira em setembro de 2013, será julgado às 13h em sessão conduzida pelo juiz da 7ª Vara Criminal da Capital, Sóstenes Alex Costa de Andrade. Segundo a denúncia, o crime ocorreu por conta de uma discussão entre o vizinho e a vítima, após o filho de Luciano, que tinha 9 anos, pisar na calçada em reforma do vizinho.

Diante do desentendimento, o vizinho teria pedido a Reginaldo Vicente, seu colega de trabalho, que matasse a vítima. O réu esperou Luciano sair de casa e desferiu disparos de arma de fogo contra ele, levando-o a óbito. O suposto mandante do crime já foi julgado e absolvido pelo júri popular que acatou a tese da defesa de negativa de autoria.

O Mês Nacional do Júri é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e os órgãos de segurança do Estado de Alagoas. O Tribunal de Justiça pautou 150 julgamentos para a força-tarefa, que ocorre até o dia 30 de novembro.

Ascom – 12/11/2018